Blog

Refeição pré e pós-treino, o que comer?

A refeições pré-treino e as refeições pós-treino despertam um grande alvoroço na maioria das pessoas que praticam exercício físico.

Muito antes até de haver uma organização das rotinas de treino já há uma preocupação muito grande com estas duas refeições (pré-treino e pós treino), e bem. É uma grande preocupação para os praticantes de atividade física, saber o que comer nestas refeições, para que possam ter um bom rendimento durante o treino e não só.

No entanto é fundamental esclarecer que estás refeições não são especiais, todas as refeições do dia são importantes e vão ter o seu impacto no resultado final.

Para quem está a dar os primeiros passos no mundo do exercício possivelmente já fez uma pesquisa na internet sobre o que comer no pré-treino e pós treino, possivelmente, também saiu de lá ainda mais confuso do que entrou. Este é o poder da internet!

A solução é simples e sem dúvida a forma mais eficaz de receberem informação ajustada às vossas necessidades e preferências: contactem um profissional qualificado, até porque não existe um alimento específico que toda a gente deva comer antes do treino para ter sempre bons resultados, existem recomendações que depois têm de ser ajustadas à pessoa que temos à nossa frente.

Hoje em dia é de conhecimento geral que a alimentação tem grande influência na performance e que é um fator determinante para o sucesso do treino.

Falamos da alimentação no seu todo, no entanto a refeição que precede o treino pode ter especial interesse no sentido de maximizar as reservas de glicogénio, potenciar um óptimo estado de hidratação, é importante que no início do treino o organismo já esteja bem hidratado e saciar a fome caso exista. Nos casos em que não há fome talvez não haja necessidade de fazer uma refeição propositadamente, talvez.

Na prática este acaba por ser um artigo um pouco ingrato na medida em que apenas podemos fazer recomendações gerais porque as necessidades são individuais, as necessidades de um atleta são bem diferentes das necessidades de um não atleta por exemplo e as necessidades de uma pessoa que pretende perder gordura são diferentes das necessidades de uma pessoa que pretende aumentar massa muscular. O tipo de exercício e a sua intensidade/duração também irão pesar bastante no momento de definir a constituição da refeição pré-treino.

De forma geral há alimentos que tentamos sempre evitar colocar nesta refeição, tendo em conta o historial pessoal, como alimentos ricos em fibras e gorduras, principalmente nas refeições mais próximas do início do treino. Estes alimentos podem atrasar o esvaziamento gástrico e provocar desconforto gastrointestinal durante o exercício, desta forma o próprio treino poderá ser afetado.

Idealmente a refeição pré-treino deverá ser equilibrada e deve ser feita cerca de 2-3 horas antes do início do treino, dependendo muitas vezes também do tipo de treino que o atleta vai fazer. Havendo a necessidade ou a impossibilidade de fazer a refeição com esta distância temporal é possível fazer refeições intermédias sendo que quanto mais próximo do treino mais leve e simples deve ser a refeição.

As refeições líquidas podem ser muito interessantes quando a refeição tem de ser feita “em cima” do treino, podendo muitas vezes se recorrer a suplementos pré-treino, como fonte de energia, e de rápida absorção.

Poderíamos agora descrever as guidelines de ingestão de proteína e fonte de carboidrato do pre workout, em gramas por quilograma de peso como a maioria dos artigos sobre o tema descreve (e bem!) mas acredito que não tenha muita utilidade na prática para quem nos está a ler, podendo causar ainda mais dúvidas e desconforto.

Poderíamos também colocar aqui exemplos de refeições pré-treino, como por exemplo batata doce, que é rica em hidratos de carbono e tem um baixo índice glicémico, e ajuda a fornecer energia para o treino, como vão encontrar em muitos artigos semelhantes mas a realidade é: aquelas refeições são as mais adequadas para si? Aquelas refeições foram pensadas tendo em conta o seu objetivo? A sua rotina alimentar? As sua necessidades nutricionais? E as restantes refeições não são importantes?

Bem, a realidade é esta: por muito que se possa fazer um aconselhamento alimentar geral de refeições pré-treino a utilidade é quase nula porque não vale muito fazer uma refeição pré-treino como “manda a lei” se as restantes refeições não são equilibradas e adequadas de igual forma.

O conteúdo deste artigo é de caracter informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento profissional. As opiniões contidas não devem ser usadas para diagnóstico e/ou tratamento de problemas de saúde. É sempre imperativo o aconselhamento com profissionais de saúde qualificados antes de aplicar qualquer dieta ou regime alimentar.

No Comments
Add Comment

Segue-nos nas redes sociais