COMO VAMOS AJUDAR-TE?

nosso trabalho vai mudar a sua vida para sempre. Não será apenas uma dieta, será uma aposta na tua saúde, um acompanhamento constante que te vão ajudar a atingir os teus objectivos.

Trabalhamos com o foco no conhecimento e nas boas práticas, que vão ficar contigo a vida inteira. Todos os planos são adaptados e personalizados para a ti e para a tua vida.

Começa agora a mudar a tua vida e inscreve-te num dos nossos planos personalizados.

 

Blog

QUARK

Queijo quark: o que é, a razão da sua fama e qual escolher

A indústria alimentar é bastante rica e apresenta-nos novos produtos alimentares e diferentes alimentos com uma frequência quase tão grande como chuva em Dezembro, quase todas as nossas visitas ao supermercado podem tornar-se verdadeiras aventuras à descoberta, se tivermos tempo e paciência, pois em todas as visitas é possível descobrir novos produtos alimentares. Nós, enquanto profissionais de saúde que trabalhamos com alimentação, temos de despender algum tempo das nossas rotinas para explorar os diferentes mercados e tentar conhecer ao máximo os produtos alimentares que estão disponíveis de forma a conseguirmos aconselhar bem e com conhecimento os nossos clientes/pacientes, este poderia ser o mote para mais um filme “Missão Impossível” tendo em conta a vastíssima gama de mercado que temos em solo nacional. 

Hoje em dia com toda a evolução industrial começamos a medir a distância de uma outra forma e se em tempos para obtermos produtos do outro lado do oceano poderia levar meses, atualmente precisamos de apenas algumas horas e isso é uma grande vantagem no que toca ao comércio alimentar em especial, dessa forma também se torna cada vez mais comum a “partilha” de alimentos que anteriormente só poderiam ser encontrados em determinado país ou cultura. 

Existem alimentos que chegam ao nosso país e passam despercebidos e, por outro lado, existem outro que chegam cá e rapidamente se tornam o centro das atenções, por diversos motivos. Um exemplo deste tipo de alimentos é o queijo quark que quase já nem precisa de apresentação. 

O queijo quark é quase tão antigo como o tempo, foi criado pelos antigos povos eslavos e é bastante consumido sobretudo nos países nórdicos. Resulta da fermentação do leite por culturas bacterianas e é considerado um queijo branco da família dos queijo-frescos, tem um sabor ligeiramente ácido e uma textura bastante cremosa, muito semelhante a um iogurte.  O produto alimentar começou a ganhar um grande interesse por parte de nós, consumidores, sobretudo pela sua composição nutricional. O queijo quark tem um teor muito interessante de proteínas de alto valor biológico, em quantidade geralmente superior a um iogurte não enriquecido em proteína, tem um baixo teor de hidratos de carbono e não tem açúcares adicionados, ao contrário de alguns iogurtes; em comparação com outros queijos é ainda baixo em calorias, tipicamente apresenta menor teor de sal e, mediante o tipo de leite com que é produzido, poderá ter um baixo teor de gordura. Para além destas características é ainda fornecedor de vitaminas do complexo B, zinco, potássio, cálcio, fósforo, uma outra grande vantagem do queijo quark é a presença de probióticos que têm um papel fundamental na saúde intestinal e saúde em geral (Arribas et al., 2008). De forma geral tudo isto o torno um alimento muito interessante para quem procura aumentar massa muscular, perder massa e/ou a manutenção de uma boa composição corporal e saúde

Com todos os holofotes colocados neste produto alimentar e dada a enorme procura começaram a surgir no mercado diversas marcas de queijo quark, o que pode tornar bastante difícil a escolha. O Lidl é, sem dúvida, o pioneiro na oferta deste produto alimentar e, portanto, mesmo após surgirem outras marcas continua a ser aquele que oferece uma melhor relação qualidade/preço com o Queijo Fresco Batido 0% de Matéria Gorda da marca Milbona. Tem cerca de 52Kcal por 100g e 8,5g de proteína. Uma outra opção muito boa é o queijo quark Milram que oferece cerca de 11g de proteína por 100g de produto, a grande desvantagem deste em relação ao da Milbona é mesmo o preço, tanto o supermercado Continente e Jumbo têm este produto disponível. O queijo quark Santiago, tem por sua vez um maior teor de gordura por 100g de produto, em comparação com os anteriores, apesar de baixo na mesma, e cerca de 7g de proteína. Um outro queijo bastante interessante e muito semelhante ao da marca Santiago do ponto e vista do teor de gordura é o Speisequark da Marca Milsa que pode ser encontrado nos supermercados Aldi, por 100g apresenta cerca de 12g de proteína. A escolha deverá sempre ponderar a qualidade do produto, ou seja, de forma geral um maior teor de proteína e menor teor de gordura, e o preço, fazendo o balanço destas duas componentes teremos então o queijo que melhor se enquadra nas nossas preferências.

Apesar de à primeira vista poder ser um alimento tosco e desinteressante este é um alimento bastante versátil e que pode assumir mil e uma forma de utilização. É um bom substituto da manteiga e pode ser usado para barrar ou como base para um patê; pode ser usado como molho para saladas, devidamente temperado a gosto, para fazer um mouse “fit” ou uma bavaroise ou até um cheesecake mais simples, basta pôr a imaginação a funcionar pois este alimento cabe em quase todas as receitas. 

O conteúdo deste artigo é de caracter informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento profissional. As opiniões contidas não devem ser usadas para diagnóstico e/ou tratamento de problemas de saúde. É sempre imperativo o aconselhamento com profissionais de saúde antes de aplicar qualquer dieta ou regime alimentar.

No Comments
Add Comment

Segue-nos nas redes sociais