Blog

Canela, uma especiaria cheia de benefícios.

A canela é uma especiaria amadeirada e quente, doce e ligeiramente picante proveniente do Sri Lanka. É feita a partir da casca interna de árvores do género cinnamomum e é uma das especiarias mais antigas do Mundo. Na história da Humanidade a primeira referência conhecida remota ao Antigo Egipto onde era utilizada como agente de embalsamento ou como oferenda aos deuses dada a sua raridade e o seu valor. Na época dos Descobrimentos a canela era tão rara que valia mais do que o ouro ou a prata, desta forma os comerciantes sempre ocultaram a sua origem. Em 1506 a tripulação de Vasco da Gama desembarca na Ilha do Ceilão e descobre a origem da canela.

Hoje em dia é um ingrediente clássico na mesa de Natal e é muito fácil encontrar a preços bastante acessíveis. Aquilo que a maior parte das pessoas desconhece é que existem dois tipos de canela: a verdadeira e a “comum” ou melhor: a do Ceilão e a Cássia.

A canela do Ceilão é aquela original do Sri Lanka, e que também é produzida na Índia e na Tailândia, sendo mais difícil encontrar, enquanto que a canela Cássia é proveniente da Indonésia ou da China e está disponível em todas as superfícies comerciais.  A diferença entre os dois tipos de canela vai muito além da sua proveniência e pode mesmo mudar a perspetiva.

Que a canela nos traz vários benefícios não é propriamente novidade mas agora sabendo que a canela não é toda igual será que há diferenças entre as duas espécies?

A resposta a esta questão não é simples uma vez que a investigação neste campo não é exaustiva mas está bem direcionada. Estudos recorrentes têm demonstrado propriedades antimicrobianas da canela assim como um efeito anti-inflamatório resultante da sua composição em polifenóis. O principal destaque nos efeitos benéficos da canela está no seu potencial efeito antidiabético já que parece haver uma diminuição da resposta glicémica após as refeições.

Relativamente a benéficos já vimos que até ao momento a ciência não nos mostra grande a diferença encontrada entre as os dois tipos de canela, uma vez que também não há investigação consistente de forma a possibilitar a distinção, mas é possível associar a canela a malefícios? E entre os dois tipos de canela poderá haver distinção neste ramo?

A principal diferença entre estes dois tipos de canela não parece estar nos seus benefícios mas sim nos malefícios. Uma distinção importante a ser feita baseia-se no seu teor em cumarina. As cumarinas são fitoquímicos com fortes propriedade anticoagulantes e hepatotóxicas. Os níveis de cumarina na canela Cássia parecem ser bastante elevados sendo que apenas uma colher de sopa de canela contém uma dose que ultrapassa em larga escala a dose tolerável de cumarina. Quando este tipo de canela é consumido com regularidade e em grande quantidade poderá trazer graves riscos para a saúde. Apesar de ser uma especiaria em que o seu consumo não é elevado esta é a nossa principal fonte de cumarina quando comparado com outros alimentos. Relativamente à canela de Ceilão o seu conteúdo em cumarina é muito pouco relevante.

Embora já conheçamos a canela há muito tempo é importante perceber que nem toda a canela é a mesma e que, apesar de haver benefícios associados e semelhantes às duas espécies existe uma pequena diferença com um grande e sólido impacto na saúde. Apesar dos benefícios da canela Cássia, que vimos em cima, o seu conteúdo em cumarina pode (ou deve) ser de facto um obstáculo ao seu uso.

O conteúdo deste artigo é de caracter informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento profissional. As informações contidas não devem ser usadas para diagnóstico e/ou tratamento de problemas de saúde e mesmo como parte integrante de um regime alimentar sem supervisão. É sempre imperativo o aconselhamento com profissionais de saúde antes de aplicar qualquer dieta ou regime alimentar.

Team Paulo Fernandes Fitness

No Comments
Add Comment

Segue-nos nas redes sociais